segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Karuna Ki – Energia da Compaixão




Karuna é a essência da energia de alguns sistemas de cura energética e desenvolvimento humano. Karuna é uma palavra sânscrita que se refere a toda e qualquer ação que tem como objetivo diminuir o sofrimento de todos os seres. É também traduzida como ação compassiva ou compaixão.

Conforme a literatura budista, Karuna deve ser acompanhado de sabedoria, com a intenção de obter o efeito correto. No Reiki a intenção é sempre muito importante, no sistema Karuna não é diferente.



A Energia Karuna está presente nos sistemas internacionais:

  • Karuna Ki de Vincent Amador 
  • Karuna de Rosy Naor 
  • Karuna Reiki® de William Rand 
  • Tera Mai Reiki™ de Kathleen Milner 



Vincent Amador é mestre de Karuna e o criador deste novo sistema de Reiki, Karuna Ki. Psicólogo de profissão é também iniciado em vários sistemas de Reiki como o Usui Shiki Ryoho, alguns sistemas não-tradicionais como Reiki Usui Tibetano, Karuna entre outros. Ao longo do seu percurso estudou com vários Mestres, dos quais destaca: Teri Ramacus, Lyn Nickel que o iniciou no Karuna Reiki® de William Rand, e Kathleen Milner de quem recebeu a sua iniciação de Mestre e Professor no Tera Mai Reiki™.


Tal como outros mestres, Vincent Amador optou por não se registar como mestre de Karuna quando William Rand decidiu criar um programa de controlo, registo e certificação dos Mestres de Karuna Reiki®.

Seguindo o exemplo de Rosy Naor, Vincent Amador criou o seu próprio sistema de Karuna, sem programas de controlo, registos ou certificações oficiais. Vicente acredita que a energia da compaixão deve estar acessível a todos, sem limitações nem restrições às capacidades intuitivas ou ao que o coração manda.





Karuna Ki


Deve ficar claro que o Karuna Ki, embora compartilhe os símbolos e as principais linhas com o Karuna Reiki® e o Tera Mai Reiki™, não é parte integrante destes sistemas nem possui qualquer vínculo com os mesmos.

Karuna é, tal como o Reiki, um sistema de cura natural que recorre à intuição e imposição de mãos sobre as áreas a tratar e, além disso, aos movimentos das mãos, à utilização de cantos sagrados (mantras) e a exercícios respiratórios. Na prática terapêutica de Karuna, fortemente apoiada no recurso a símbolos tradicionais, o terapeuta é sempre assistido pelos senhores do karma e Mestres Ascensos, pelas hostes angélicas, pelos guias e demais entidades de Luz.

No sistema Karuna Ki somos sintonizados com 12 símbolos que nos ajudam a aceder à frequência curativa da compaixão Karuna, esta ligação faz-se com a Fonte da Energia Compassiva, com o Divino e Seres Compassivos do Universo, guias, anjos e mestres de luz.

Para que esta energia seja devidamente integrada e possa ser canalizada com sucesso, o iniciado já deve ter em nível 2 de Reiki Usui (Reiki Essencial, Reiki tradicional etc.). Isto possibilitará uma maior integração e expansão desta energia e permite que os tratamentos sejam extremamente eficazes.

A Iniciação em Karuna auxilia o despertar de uma nova e verdadeira missão, uma vez que passamos a estar cada vez mais conscientes de nossa conexão com toda a criação e nossa responsabilidade com ela. Não há como nos não ajudar e partilhar o Amor que somos, quando estamos banhados por esta energia de compaixão.





Iniciações no Karuna Ki


O sistema de Karuna Ki está dividido em 3 níveis, e em cada nível o iniciado é sintonizado com 4 símbolos cósmicos.



Conforme exposto anteriormente, para que possamos ser sintonizados em nível 1 de Karuna Ki é necessário que já tenhamos sido sintonizados em nível 2 de Reiki Usui tradicional ou essencial. O Karuna 1 foca-se sobretudo na remoção dos nossos medos e na alteração de velhos padrões de pensamento, para que mais tarde possamos recolher os frutos deste trabalho. Este nível trabalha muito ao nível da sombra, dos nossos medos, traumas e recalcamentos, de uma forma suave e compassiva para que sejam curados sem sequelas.



O nível 2 de Karuna Ki está disponível após o nível 3-A de Reiki Usui ou o nível 3 de Reiki Essencial. Este nível traz-nos uma profunda ligação com a energia compassiva, com a nossa verdadeira essência e com a Mãe Terra. O praticante traz para dentro de si uma vibração ainda mais forte, ligando-se ainda mais aos aspetos essenciais da Luz Divina, como a cura da Terra e de todos os seus habitantes.



O nível 3 de Karuna Ki é o nível de mestrado, e está disponível somente aos mestres professores de Reiki Usui ou Reiki Essencial. A partir do Karuna 3, começa-se a entender e a experimentar duma forma mais clara o objetivo máximo deste sistema, não só estar ligado à Luz da Fonte, mas Ser essa Luz e vive-la em plenitude. A energia da Compaixão está em tudo o que fazemos, vemos e sentimos e podemos partilhá-la com os que estão à nossa volta.



Um mestre em Reiki poderá receber os 3 níveis num único seminário, se assim o desejar. Isto é possível porque os mestres de Reiki já possuem um elevado padrão vibratório alcançado pelas Iniciações e pelos auto-tratamentos. 








À medida que o Reiki entra na nossa vida e estamos abertos a todos os benefícios que ele pode trazer, utilizando-o diariamente, sendo gratos e tendo atenção ao nosso padrão energética de pensamento e emoções, vamos desenvolvendo cada vez mais a abertura ao amor incondicional e bênção abundantes do Universo.

Com o aumento da nossa frequência vibratória podemos dar mais um passo nesta jornada e receber a iniciação de outros sistemas de canalização de energia cósmica que possibilitam a cura em níveis mais profundos do nosso ser. 

A Energia Compassiva Karuna é uma dessas formas.





Mais informações:





Sem comentários:

Enviar um comentário